Caros amigos e filatelistas.
Com profundo pesar noticiamos o falecimento do Hélion de Mello e Oliveira. Nascido em São Paulo aos 19 de Outubro de 1930. Fez seu curso secundário nos colégios Monsenhor Gonçalves em S. J. Rio Preto e Liceu Pasteur em São Paulo. Formado em medicina pela Escola Paulista de Medicina em 1954. Se especializou em oftalmologia e fez parte do corpo clínico do Instituto Penido Burnier em Campinas.
Casado com Ignez Ferraz de Abreu Mello e Oliveira, tem dois filhos também oftalmologistas e netos.
Foi o principal fundador do CTC e grande mentor da filatelia temática, responsável pela formação de grandes filatelistas no contexto nacional.
Oftalmologista de profissão, nos últimos tempos tinha a fotografia como hobby. Teve um vasto currículo na filatelia, tendo sido jurado temático FEBRAF, ABRAFITE, escritor de vários boletins, literaturas, estudos, reportagens, entre tantas aulas e palestras. Teve passagens pela Maximafilia, Telecartofilia e Numismática.
Várias coleções premiadas e belíssimas de se ver são a marca registrada do Dr. Hélion, dentre elas: Os Insetos, Eu, a Abelha, Carimbos de Campinas, Mensagens de Natal, No Reino dos Fungos, Da Água à Terra Firme, entre outras.
O currículo completo encontra-se em http://www.colecionismo.com.br/editores/helion.htm.
Faleceu em 06 de novembro de 2021 e o velório e a cremação foram restritos aos familiares.
Os filatelistas e amigos sentem-se enlutados pela irreparável perda e realizam suas preces em favor do amigo de tantos anos e que Deus conforte os seus familiares.
Texto de José Carlos Venciguera
Comentarios